A Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SEDEC), na pessoa do secretário Jaime Calado, ireune hoje (13) representantes dos nove projetos para geração de energia eólica offshore na costa potiguar. O encontro será realizado na sede da secretaria e também de forma virtual.
A principal pauta será a capacitação e emprego de mão-de-obra local para a futura fase de instalação dos projetos. Para tratar do assunto com profundidade, estarão presentes na reunião as quatro universidades públicas (UFRN, IFRN, UERN e UFERSA), O Instituto Senai de Inovação – Energias Renováveis (ISI-ER), e representantes da Secretaria Estadual de Educação (SEEC).
“Queremos garantir com isso que esse espaço que se abre, que é um espaço enorme, com vagas importantíssimas para novas áreas e postos de trabalho qualificados, seja sobretudo um espaço de oportunidades para o nosso povo do Rio Grande do Norte, essa é a orientação do governo da Professora Fátima Bezerra”, disse o secretário Jaime Calado.
A reunião acontecerá a partir das 14h, com participação de representantes dos projetos Bi Pedra Grande (Bi Energia), Maral (Ocean Winds), Alísios Potiguares (Cip/Cop), Ventos Potiguar (Internacional Energias), Beta (Beta Wind Energias), Água Marinha (Bluefloat Energy do Brasil), Cattleya (Bluefloat Energy do Brasil), Galinhos (Shell Brasil), e Ventos do Caiçara (Monex Geração de Energia). Os nove projetos estão atualmente em fase de licenciamento no Ibama e aguardam regulamentação nacional do setor.