Servidores da saúde protestam contra lentidão do Prefeitura em resolução de demandas

Movimento reuniu dezenas de pessoas na Praça do Teatro (Foto: Cedida)

Servidores da saúde realizaram protesto na noite de ontem (22) e criticaram a lentidão da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) na resolução de uma série de demandas elencadas pela categoria.  A manifestação reuniu cerca de 70 trabalhadores e trabalhadoras da saúde no Praça do Teatro Dix-Huit Rosado.

De acordo com Adílio César, que é cirurgião dentista e um dos coordenadores da comissão formada pelos servidores da saúde, os profissionais participaram de reunião com a Prefeitura no dia 24 de março e uma série de reivindicações foram apresentadas ao Executivo Municipal. De lá pra cá não houve andamento nas demandas o que vem incomodando os servidores.

Segundo Adílio, as principais reivindicações dos servidores são: reajuste no vencimento dos técnicos, que hoje é menor do que o salário mínimo; descongelamento de plantões eventuais (congelados há quase 10 anos); descongelamento da gratificação da Estratégia Saúde da Família (ESF); implantação da gratificação de plantão; modificação dos cálculos da gratificação de titulação e inclusão dos servidores de nível médio no recebimento da mesma; discussão sobre modificação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ); instituição da insalubridade grau máximo para os servidores; criação de um auxílio-covid e mudança de nível dos servidores que já possuírem condição para isso.

Categorias protestaram por melhores salários e descongelamento de gratificações (Foto: Cedida)

O Coordenador do movimento destaca que após a primeira reunião, foram necessárias várias tentativas para que os servidores  conseguissem agendar nova audiência com o Prefeito Allyson Bezerra. O encontro será realizado no dia 30 de Junho, mais de 3 meses após a primeira discussão. 

O Blog do Barreto procurou a PMM para buscar maiores informações sobre as demandas elencadas pelos servidores municipais. Através de nota, a assessoria de comunicação da prefeitura destacou que tem mantido um diálogo constante com os trabalhadores e confirmou nova reunião com a categoria na próxima quarta-feira, dia 30.  

Confira a nota oficial da PMM

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de Mossoró esclarece que tem mantido constante diálogo com os servidores municipais da saúde a respeito de todas as demandas apresentadas.

Ressalta que no dia 24 de março de 2021, os servidores municipais da saúde foram recebidos pelo Executivo, no Palácio da Resistência, para dialogar sobre as reivindicações da categoria.

Posteriormente, os representantes da categoria foram recebidos pelos secretários da área econômica do município para discutir as pautas apresentadas.

Informa ainda que está marcada para o dia 30 de junho, às 14h, nova reunião com os servidores municipais da saúde para tratar das reivindicações.

O Município reforça que tem dialogado constantemente com todas as categorias de servidores públicos municipais, sempre ouvindo as demandas e discutindo as pautas, e com celeridade buscando o entendimento comum.

Prefeitura Municipal de Mossoró
23 de Junho de 2021

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto