O perfil do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) informou em comentário em post do Blog do Barreto no Instagram que será realizada uma assembleia no dia 24 para avaliar a situação do pagamento do piso nacional da categoria por parte da Prefeitura de Natal.
Diz a nota:
“Boa tarde! No dia 24 de fevereiro haverá
Assembleia dos(as) educadores(as) da Rede Municipal do Natal. Será realizada no auditório do Sindicato, com início às 14h. Na ocasião, estarão em pauta: campanha salarial e educacional 2025; ação judicial relativa ao retroativo do Piso de 2018; informes e encaminhamentos. Com relação ao questionamento sobre indicativo de greve, uma assembleia com tal pauta só é convocada após deliberação da categoria. Até o momento, não houve qualquer deliberação sobre esse tema. Reforçamos que o SINTE-RN representa os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação Pública do RN e que a categoria é a responsável por deflagrar greve. Para mais informações, nossa assessoria está à disposição”.
A Prefeitura de Natal não cumpriu a lei do piso em 2020, 2022 e 2023. A defasagem calculada é de 60%.
Já em relação ao Governo do Estado há um indicativo de greve para ser analisado nesta quarta-feira 19. A governadora Fátima Bezerra (PT) pagou o reajuste do piso de forma parcelada todos os anos e acumula aumentos que somam 95% ao longo da gestão.