O senador Styvenson Valentim (PSDB) gravou um vídeo em que disse ter votado favorável ao Programa Gás do Povo, mas em que teceu crítica ao comportamento das pessoas pobres que gostam de pedir.
“Votei favorável, não me manifestei contra. Sou favorável sim, que tem esse auxílio e esse custo para que pessoas que dependem de lenha, dependem de carvão, pessoas que têm um custo a mais de R$120,00 um botijão de gás? Não sei. Mas é um custo a mais para as pessoas de baixa renda que o governo federal, o povo brasileiro que participa paga por tudo isso, custeia por ano. São quase 15 milhões de brasileiros, eu acho que é isso, 15 milhões de brasileiros que vão ser atendidos com isso”, disse.
Em seguida ele justificou o comentário sobre o que classificou como “vício” o relato da inauguração de uma UBS em Montanhas em que houve o pedido de um cidadão por dinheiro para compra um botijão de gás.
“A pessoa chega para mim e diz assim ‘me dê um dinheiro para comprar um botijão de gás?’. Aí eu lhe pergunto é ou não é um vício? Será que essa pessoa está necessitando mesmo? Será que essa pessoa precisa mesmo? E se precisa, por que ele não tá nesse auxílio? Por que ele não foi buscar esse auxílio, já que é pra atender 15 milhões de brasileiros? Entendeu? Então, reflete aí comigo, pensa aí comigo, se tem condições”, provocou.
Nas eleições deste ano, Styvenson está alinhado com o bolsonarismo, segmento político crítico de programas sociais.
Confira o vídeo completo:
