Tarcísio Maia ativa cinco leitos de UTI e totaliza 20 leitos para tratamento de pacientes com sintomas do coronavírus

Primeiros leitos de UTI para tratamento de pacientes com sintomas de Covid do Tarcísio Maia foram ativados no início de abril (Foto: WEB)

Quatro dos cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva abertos no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) na manhã desta quinta-feira, 21, já foram ocupados. Do total de 20 leitos de UTI destinados ao tratamento de pacientes com sintomas do Covid, 19 contam com internamentos, segundo dados do RegulaRN.

De acordo com a diretora-geral do HRTM, Herbênia Ferreira, os leitos de UTI são muito dinâmicos e como esses cinco leitos foram abertos hoje pela manhã e já havia pacientes na fila de espera eles foram sendo ocupados.

Os primeiros leitos de UTI destinados ao tratamento de pessoas com sintomas de Covid foram abertos no dia 7 de abril. De acordo com Herbênia, durante alguns dias dois chegaram a ficar sem funcionar por falta de insumos, mas a situação foi solucionada. Posteriormente, outros cinco leitos foram abertos e nesta quinta-feira os cinco que ainda não haviam sido ativados foram colocados em funcionamento.

Unidade Provisória de Isolamento

Com relação aos leitos de Unidade Provisória de Isolamento (UPI), a diretora do Tarcísio Maia explica que os sete leitos estão funcionando para demanda interna do Hospital. Pacientes atendidos no pronto-socorro do Tarcísio Maia que apresentem sintomas compatíveis com o Covid-19 são encaminhados para a UPI, assim como aqueles que chegam ao HRTM com outras patologias.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto