
A incidência de casos do novo coronavírus em Areia Branca, no Rio Grande do Norte, continua preocupante. O Município, que tem menos de 28 mil habitantes, conforme estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019, tem a maior taxa de mortalidade por grupo de 100 mil habitantes do Estado, equivalente a 54, segundo dados do boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde Pública (SESAP-RN), divulgado ontem, 27.
De acordo com o mesmo boletim, foram registrados 15 óbitos com confirmação de Covid na cidade. O número, que já assusta, é ainda maior segundo o boletim epidemiológico do Município, publicado nesta quinta-feira, 28, que informa que 19 mortes com confirmação da doença foram registradas.
Os números de casos confirmados também são elevados. Dados do Municípios, divulgados nesta quinta-feira, 28, no perfil da Prefeitura, informam que a cidade tem 264 casos confirmados. Desses, 118 estão em tratamento domiciliar, oito em tratamento hospitalar e 119 estão recuperados. O Município tem ainda 462 casos suspeitos e 193 descartados.
O boletim da Sesap com os números de confirmações, casos descartados, suspeitos e recuperados dos municípios ainda não foi divulgado. Os dados devem ser disponibilizado pela Sesap até o final do dia.
Mas em matéria anterior publicada pelo blog, um das funcionária do setor de epidemiologia explicou que a diferença nos números decorre do fato de que a Secretaria Municipal tem acesso mais rápido a resultados de exames do laboratório particular de Areia Branca e do laboratório do hospital e de algumas questões relacionadas ao modelo do sistema nacional.
