Terceira colocada que virou reitora homenageia ídolo de Bolsonaro

Reitora nomeada por Bolsonaro resgata quadro de ditador (Foto: reprodução)

Terceira colocada na consulta à comunidade acadêmica da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Ludimilla Oliveira só se tornou reitora graças ao procedimento do presidente Jair Bolsonaro de ignorar a vontade da maioria.

Grata, ela resgatou do almoxarifado da UFERSA o quadro do presidente Costa e Silva e colocou no gabinete de trabalho. Junto com o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, o mais famoso torturador da ditadura militar, os cinco presidentes do período autoritário compõem o panteão de ídolos de Bolsonaro.

Costa e Silva foi o presidente que assinou o Ato Institucional número cinco, conhecido como AI 5, que endureceu o regime e perseguiu opositores. Foi no governo dele que a Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM), que deu origem a UFERSA, foi fundada.

Quando era deputado Bolsonaro mantinha galeria com presidentes militares no gabinete (Foto: reprodução)

Além da forte conotação política com objetivo de agradar Bolsonaro, o gesto desrespeita resolução do Conselho Universitário (CONSUNI/UFERSA) que proibiu homenagem a ditadores na instituição de ensino superior.

O fato resultou no envio do quadro de Costa e Silva para o almoxarifado e a retirada do nome do ditador dado ao ginásio da UFERSA.

Procurada por meio de sua assessoria de imprensa a reitora disse que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Leia a decisão do CONSUNI/UFERSA que extingue qualquer Homenagem a ditadores

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto