O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aprovou as contas do deputado estadual eleito Wendell Lagartixa (PL) e, com isso, ele poderá ser diplomado na próxima segunda-feira, dia 19 deste mês.
O registro de candidatura de Lagartixa foi cassado, em decisão monocrática do Ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ricardo Lewandowski do dia 20 de outubro, mas a diplomação será possível pois durante o dia em que foram realizadas as eleições, o registro de candidatura de Wendell estava deferido e, enquanto não for julgado o mérito no plenário TSE, ele permanece com a vaga. Caso seja mantida a decisão de Lewandowski, quem assume o lugar de Wendell é o atual deputado Ubaldo Fernandes (PSDB).
O Julgamento sobre a sobre a manutenção ou não da vaga de Lagartixa na Assembleia Legislativa do RN (ALRN) já foi iniciado, mas suspenso devido a um pedido de vistas. A cassação de seu registro se baseou em uma condenação por porte de arma e munição de uso restrito, que até 2019 era considerado crime hediondo, passível de inelegibilidade.
Wendell Lagatixa teve 88.265 (4,69%) dos votos, a maior votação da história de um candidato a deputado estadual no RN. A diplomação dos eleitos vai ocorrer no prédio do TRE, bairro Tirol, em Natal.