TRE-RN realiza quase 55 mil atendimentos no primeiro trimestre

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou 54.916 atendimentos em 2022. A maioria dos requerimentos foram feitos de forma online, através do Título Net. Até agora, o serviço mais procurado é o do alistamento eleitoral com 31.193 requerimentos.

No mês de março, a procura pelo Título Net cresceu mais de 60%, em comparação com fevereiro. Essa demanda deve aumentar cada vez mais com a proximidade do fechamento do cadastro eleitoral, que será no dia 4 de maio. A data representa o prazo para que o eleitorado solicite o título ou regularize sua situação para ficar apto a votar nas Eleições de 2022.

E ficar em dia com a Justiça Eleitoral é mais fácil do que se imagina. Por meio do Autoatendimento do Eleitor (https://www.tse.jus.br/eleitor/autoatendimento-do-eleitor), todo o processo de alistamento, atualização e regularização cadastral é feito remotamente, na mesma página. Também é possível fazer impressão do título de eleitor, o acesso a informações como o local de votação, ou ainda a atualização cadastral e a alteração do domicílio eleitoral, entre outras funcionalidades.

Como regularizar?

No site do TRE-RN há um destaque principal que leva até a página do Autoatendimento do Eleitor. Lá o internauta acessa o sistema Título Net, preenche o formulário com suas informações e anexa os documentos solicitados. Após o preenchimento, é gerado protocolo para acompanhamento. Na sequência, os dados são enviados imediatamente para a Zona Eleitoral correspondente e, caso estejam todos corretos, após verificação pela equipe do cartório, as informações são encaminhadas para o Tribunal Superior Eleitoral para validação. Vale lembrar que quem possui débito com a Justiça Eleitoral deve quitar a dívida antes de iniciar o requerimento.

Havendo necessidade de ajustes nos dados, o cartório eleitoral entrará em contato por e-mail ou WhatsApp para a complementação. Por isso, o TRE-RN reforça a importância do preenchimento correto das informações solicitadas no requerimento para agilizar o atendimento.

Na página do Autoatendimento do Eleitor também é possível acompanhar o andamento da solicitação, imprimir o título de eleitor, consultar a existência de multa eleitoral, emitir certidões e muito mais.

Biometria

É importante lembrar que a coleta da biometria está suspensa, conforme estabelecido na Resolução nº 23.615/2020 e confirmado pela Resolução nº 23.667/2021 do Tribunal Superior Eleitoral. Portanto, quem está com o título em dia e quer apenas cadastrar a biometria não precisa buscar atendimento por enquanto. Essas pessoas poderão votar normalmente nas Eleições 2022.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto