Cicilia e Chico Dantas consolidam mudança geracional a frente dos destinos da UERN (Foto: reproduçã)

UERN consolida mudança de geração dirigente

Na próxima terça-feira, dia 28, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) terá uma nova reitora e vice-reitor com as respectivas posses de Cicilia Maia e Francisco Dantas.

O evento não marca apenas a chegada da terceira mulher reitora da UERN ou do primeiro vice-reitor oriundo dos campi avançados (Chico é professor do Campus de Natal).

É a consolidação de uma mudança geracional no comando da UERN por meio de professores aprovados em concurso pós-estadualização.

A UERN vinha sendo comandada por professores nascidos na metade do Século XX que estiveram presentes no processo de estadualização da universidade entre 1986 e 1987.

Com Pedro Fernandes em 2013 houve uma mudança geracional trazendo professores nascidos após a fundação da UERN (1968) e que chegaram ao topo da administração e entraram em concurso realizado após a estadualização. No primeiro mandato ele teve como vice Aldo Fernandes, que era da geração anterior, mas no segundo foi Fátima Raquel que era do mesmo perfil geracional.

Raquel terminou por finalizar o mandato no exercício da reitoria.

Jovens, Pedro e Raquel encerram o mandato na terça-feira e voltam à sala de aula. O que mostra outra característica em mudança: os últimos reitores da UERN deixaram o cargo no rumo da aposentadoria. Não é o caso deles.

A UERN do Século XXI é uma universidade jovem comandada por jovens.

Comments

comments

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter