Última plenária do PPA RN Participativo ocorre amanhã em Natal

Foto: João Vital

Nas últimas semanas, o Rio Grande do Norte vivenciou intensos momentos de participação social por meio das Plenárias Territoriais do Plano Plurianual RN Participativo.

Com o objetivo de ouvir as demandas da sociedade civil, conselhos estaduais e municipais, movimentos sociais e lideranças, o governo estadual percorreu nove territórios potiguares, proporcionando voz ao povo, na construção do Plano Plurianual 2024-2027. A última etapa ocorrerá na capital, Natal, amanhã, dia 7, às 15h, na UERN.

O evento de lançamento do PPA, realizado em 25 de maio, contou com a presença da ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e do ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e reuniu mais de 2 mil pessoas representando diversos segmentos sociais.

O plano possui três eixos norteadores, e a população tem o poder de influenciar os programas e ações a serem implementados. Além disso, o governo do Rio Grande do Norte busca promover um desenvolvimento sustentável e valorizar a participação popular.

As plenárias territoriais tiveram início no interior do estado, abrangendo dez territórios até o dia 7 de julho. A primeira plenária ocorreu no IFRN Campus São Paulo do Potengi, com a participação de mais de 200 pessoas, incluindo o então secretário de Planejamento, Álvaro Bezerra, que enfatizou a importância da participação popular e da vontade do povo na tomada de decisões. Nessa ocasião, o prefeito de São Paulo do Potengi, Pacelli Souto, destacou as prioridades do município, como segurança, infraestrutura, saúde e educação.

Outras plenárias ocorreram em diferentes territórios, como nos campi do IFRN em Canguaretama, no Agreste potiguar, e em João Câmara, onde líderes de movimentos de assentados, indígenas, pescadores, comunidade estudantil e representantes do poder público discutiram as demandas locais. As propostas variaram desde melhorias nas estradas até a criação de uma UERN e um IFRN na região.

Na Plenária Territorial Açu-Mossoró, realizada em Mossoró, as propostas voltadas para a área da Educação ganharam destaque. A reitora da UERN, Cicília Maia, ressaltou a importância do apoio financeiro à universidade e da destinação de recursos para a assistência estudantil. A secretária estadual da Educação, Socorro Batista, destacou seu comprometimento com o aprimoramento do sistema educacional. A educação inclusiva foi enfatizada, com propostas como a criação de uma central de Libras e a implementação de escolas bilíngues. Além disso, a duplicação da BR 304 foi uma das principais demandas apresentadas. Diversos representantes de entidades e órgãos estiveram presentes na plenária, contribuindo para um futuro mais promissor e inclusivo no Rio Grande do Norte.

Além das plenárias presenciais, a participação também é possível por meio do aplicativo “RN Participativo”. A última etapa de escuta presencial do Plano Plurianual (PPA) RN Participativo ocorrerá na UERN, em Natal, na próxima sexta-feira, dia 7, às 15h.

SERVIÇO:

O QUE: Plenária Terras Potiguaras

CREDENCIAMENTO PRESENCIAL: 7 de julho das 8h às 9h30

ONDE: UERN Zona Norte, Av. Dr. João Medeiros Filho, 3419, bairro Potengi

DATA DA PLENÁRIA: 7 de julho, das 15h às 18h

OUTRAS INFORMAÇÕES: https://participativo.rn.gov.br/ppa-rn