União entre o bolsonarismo e o MBL em Natal está enviando um recado pavoroso para o RN

Eliabe e Faustino querem atacar movimentos sociais (Fotomontagem: Blog do Barreto)

Na Câmara Municipal de Natal se formou uma dobradinha perversa entre o vereador bolsonarista Subtenente Eliabe (PL) e o membro do MBL Matheus Faustino (UB) para atacar os movimentos sociais que lutam por moradia e alimentação para as camadas mais pobres da sociedade.

Eles criaram uma Comissão Especial de Inquérito (CEI), o equivalente da uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para investigar o que classificam como “invasões”.

A CEI em si seria facilmente inativada com uma decisão judicial por falta de objeto caso a ação do vereador Daniel Valença (PT) fosse julgada*.

A CEI em si é contraditória por não abordar a famosa invasão dos comissionados ao IDEMA antes das eleições do ano passado para forçar a liberação da obra da engorda de Ponta Negra. O movimento foi liderado pelo ex e atual prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos) e Paulinho Freire (UB), respectivamente.

A obra da engorda foi feita do jeito que eles queriam e deu no que todo mundo já conhece. Mas esse é um outro assunto.

Voltando ao cruzamento de bolsonarismo com MBL na Câmara de Natal. O foco de atacar grupos como o Movimento de Luta nos Bairro (MLB), que busca comida na mesa e moradia é um ataque contra quem trabalha por justiça social.

Na falta de uma pauta que traga votos, os dois apostam no ódio de classe e na crispação ideológica de extrema direita para inflamar uma fogueira que visa queimar os movimentos sociais.

Essa união é um recado pavoroso para Natal e o Rio Grande do Norte porque a dupla está de olho em cargos maiores nas eleições de 2026.

*Trecho da matéria alterado.