Unidade de campanha em Mossoró depende de expansão da rede de gases para começar a funcionar

Os serviços em torno da Unidade de Campanha que está sendo montado pela Prefeitura de Mossoró para atendimento aos pacientes com sintomas do novo coronavírus estão em fase de finalização. A estrutura funcionará anexo à Unidade de Pronto Atendimento Raimundo Benjamin Franco, a UPA do bairro Belo Horizonte.

O início das atividades depende da readequação e estruturação da rede de gases, segundo informou a secretária Municipal de Saúde, Saudade Azevedo, explicando que, para trabalhar com atendimento aos pacientes com sintomas de Covid-19 é necessária disponibilidade de oxigênio. Segundo a secretária, o Município possui a rede e a usina, mas está ampliando a rede de gases.

Saudade Azevedo afirmou que a empresa que executará a obra está aguardando algumas peças. A ideia é que os serviços sejam realizados de amanhã a domingo, para que a Unidade seja aberta na próxima segunda-feira, 27. “Eu tenho a expectativa de começar na segunda da semana que vem”, afirma Saudade, acrescentando que isso vai depender da ampliação.

Com relação aos médicos que atuarão na Unidade, as inscrições do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação dos profissionais que atuarão no enfrentamento à pandemia terminam amanhã, 24, após serem prorrogadas duas vezes.

A secretaria comenta que as duas prorrogações aconteceram porque não foi atingido o número de profissionais esperados. Mas ela afirma que isso não inviabilizará a abertura da Unidade, pois inicialmente serão abertos os 35 leitos clínicos. Em seguida, será realizada a abertura das salas vermelhas, conforme a necessidade. Para o funcionamento dessas salas, a secretária afirma que o Município conseguiu alguns respiradores, mas é preciso realizar alguns testes que dependem da disponibilidade do ar comprimido.

Os médicos contratados através do PSS atuarão nas salas vermelhas. Saudade Azevedo comenta que precisa de clínicos intensivistas, profissionais com experiência em salas vermelhas e em Unidades de Pronto Atendimento.

Processo seletivo

“A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prorrogou o período de inscrições do Processo Seletivo Simplificado nº 001/2020 para a contratação emergencial temporária de médicos para reforçar as equipes nas Unidades/Serviços de Saúde, nas ações e estratégias de enfrentamento e combate ao Covid-19 no município”, informa a Prefeitura, por meio de sua assessoria.

Os profissionais têm até as 23h59min de amanhã, 24, para enviarem a documentação prevista em edital, disponível da edição nº 556B do Jornal Oficial do Município (JOM), para a realização das inscrições por e-mail (pssemergencialmedicos@prefeiturademossoro.com.br). A avaliação dos documentos ocorrerá até a próxima segunda-feira, 27, data em que será publicado o resultado.

Segundo a assessoria de comunicação, até o momento 15 médicos se inscreveram, mas o Município acredita que até o final da semana mais profissionais se apresentem.

Ampliação da rede em outras unidades

De acordo com Saudade Azevedo, o serviço de ampliação e adequação da rede de gases deve ser realizado nas três Unidades de Pronto Atendimento do Município, mas vai começar pela UPA do Belo Horizonte tendo em vista que ela terá uma maior quantidade de leitos.

Unidade de campanha funcionará anexo à UPA do Belo Horizonte – Foto: SECOM/ Site daPrefeitura de Mossoró

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto