Veículo da Prefeitura de Boa Saúde se envolve em acidente na BR-304

Foto: reprodução

Um veículo oficial da Secretaria de Saúde do município de Boa Saúde (RN) se envolveu em um acidente de trânsito na manhã desta segunda-feira (12), na BR-304, nas proximidades do viaduto de Macaíba (km 294,7). Segundo relato da vítima, uma estudante que preferiu não se identificar, um Fiat Argo branco, placa RQI-5181, pertencente à frota da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Boa Saúde, colidiu na traseira do seu veículo, um T-Cross de cor cinza. O motorista do carro da Prefeitura, identificado como Carlos Rodrigo da Silva Macedo, reconheceu a culpa no acidente, mas se recusou a assumir qualquer custo financeiro pelos danos causados.

O caso levantou questionamentos não apenas sobre a condução do veículo público, mas também sobre a forma como a vítima foi tratada após a colisão, com indícios de um possível episódio de misoginia. “Ele desceu do carro rindo, como se nada tivesse acontecido. A impressão que ficou é que, se fosse um homem ao volante, a postura seria outra. Em nenhum momento houve tentativa de acordo ou empatia”, afirmou.

O prefeito de Boa Saúde, João Mesquita, foi procurado com o objetivo de resolver o caso de forma institucional e evitar a judicialização e a exposição pública, mas o prefeito não atendeu às ligações e nem respondeu às mensagens. “Trata-se de um veículo oficial, conduzido por um servidor municipal em serviço. O mínimo esperado é responsabilidade, respeito e disposição para apurar os fatos”, destacou a estudante.

 O caso reacende o debate sobre a conduta de motoristas de veículos públicos, a responsabilidade do poder público em acidentes envolvendo sua frota e a necessidade de atenção especial à forma como mulheres são tratadas em situações de conflito no trânsito. “Não é justo que a parte lesada no acidente arque com os custos financeiros causados pela irresponsabilidade do motorista Rodrigo”, argumentou.

Outro lado

A Prefeitura de Boa Saúde se manifestou por meio de nota:

“A Prefeitura Municipal de Boa Saúde/RN informa que tomou conhecimento superficial do acidente de trânsito envolvendo veículo oficial e motorista integrante de seu quadro funcional.

A Administração esclarece que os fatos estão sendo devidamente apurados pelos órgãos competentes os quais, na forma da legislação vigente, têm a missão de analisar as circunstâncias e eventual definir as respectivas responsabilidades.

A Prefeitura ressalta que orienta permanentemente seus servidores a observarem rigorosamente as normas de trânsito e de conduta funcional, reafirmando seu compromisso com a legalidade, a transparência e o respeito às decisões das autoridades competentes.

Eventuais responsabilidades, caso constatadas, serão tratadas nos estritos termos da lei, garantindo-se o devido processo legal e a ampla defesa.

A gestão municipal permanece à disposição para colaborar com os esclarecimentos necessários, dentro dos limites legais, e reafirma seu compromisso com a correta utilização dos bens públicos e com a segurança da coletividade”.