O vereador Anderson Lopes (SD) anunciou que vai assinar o requerimento da Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal do Natal proposta para investigar a compra de respiradores apontada como superfaturada pela Operação Rebotalho deflagrada no dia 1º de julho pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria Geral da União (CGU) e o Ministério Público Federal (MPF/RN).
Além do superfaturamento calculado em R$ 1,4 milhão, as investigações indicam a compra de equipamentos considerados obsoletos.
“Eu sou vereador independente. Meu único interesse é com a verdade. Por isso, decidi assinar a abertura da CEI. Se existem indícios de irregularidades, sejam elas de qualquer natureza, isso precisa ser investigado para que os culpados sejam punidos. Pela falta de respiradores, pessoas morreram. E se houve irregularidade na aquisição deles, isso não pode ficar impune”, justificou.
A CEI ainda conta com endosso dos vereadores Robério Paulino (PSOL), Divaneide Basílio (PT), Ana Paula (PL), Brisa Bracchi (PT) e Pedro Gorki (PC do B).
Existe a perspectiva de que Klaus Araújo (SD) também assine o requerimento.
A bancada governista conta com maioria, mas existe uma parcela de insatisfeitos disposta a assinar o requerimento.