Vereadora afirma que número de vagas em concurso da educação são insuficientes

Marleide aponta que concurso é lançado de forma defasada (Foto: Edilberto Barros)

No último dia 15, a Prefeitura de Mossoró tornou público o edital n° 02/2024, que dispõe de 112 vagas para a realização do concurso da educação do município. As vagas para ocupação imediata de professores, no entanto, são 85, número inferior à quantidade de profissionais necessários para atuar no município, segundo informações enviadas pela Secretaria de Educação, em resposta a ofício encaminhado pela vereadora Marleide Cunha, ainda no ano de 2021.

Em 2021, conforme a resposta dada pela ex-secretária de educação, Hubeônia Alencar, ao ofício, o município de Mossoró já tinha 159 cargos vagos para ocupação de professores efetivos, logo, em 2024 o número deve ter aumentado, atestando a insuficiência das vagas dispobilizadas no atual edital, divulgado 10 anos após o último concurso público municipal realizado para a área da educação em Mossoró.

Em contrapartida ao baixo número de vagas diretas para professores, o edital possui um elevado número de vagas para cadastro reserva, ou seja, que não são condicionados à obrigação legal de convocação, pela Prefeitura, em decorrência da realização do concurso público.

Os concursos divulgados pela Prefeitura de Mossoró, em 2024, chegam após uma longa espera da população, que carece de mais profissionais para ocupar cargos de atendimento em instituições e repartimentos públicos, como por concurseiros que esperavam, na oportunidade, conquistar a tão sonhada estabilidade financeira. As vagas, no entanto, parecem não cumprir com nenhuma destas necessidades do município.

Foto do ofício mencionado no texto. Enviado em 2021, pelo gabinete da vereadora Marleide Cunha a fim de obter informações da educação no município:

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto