Vídeo mostra ocorrência que levou presidente da Câmara a encerrar sessão

Servidor fura bloqueio e entra no plenário (Foto: reprodução)

Um servidor invadiu o plenário no momento em que a Câmara Municipal de Mossoró discutia o requerimento de urgência que trazia de volta a pauta os Projetos de Lei Complementares 17 e 57 que retira direitos dos servidores como o fim do anuênio para novatos que possuam plano de cargos carreiras e salarias e redução do tempo de licença médica para quem vai tirar atestado acima de três dias.

As imagens são do cinegrafista da TCM Telecom Natanael Figueredo (veja abaixo) que flagrou o exato momento em que o servidor furou a segurança e entrou no plenário.

Por questões de segurança o presidente da Câmara Municipal Lawrence Amorim (SD) encerrou a sessão.

Em nota, a Câmara Municipal reforçou que o acesso ao plenário é restrito por questões de segurança. “A Câmara Municipal de Mossoró oferece, nas galerias do plenário, espaço para o público assistir às sessões e fazer manifestações, como afixação de faixas e cartazes, conforme ocorrido em diversas votações, ao longo do tempo, no Poder Legislativo”, afirmou. “Por sua vez, o plenário é um espaço de acesso restrito para garantia da segurança institucional e do adequado ambiente parlamentar, acessível a vereadores (a) e servidores credenciados, a exemplo de outras casas legislativas”, complementou.

Na nota o legislativo reforçou que vai apurar os responsáveis pelos incidentes da última sexta-feira e de ontem. “Nas sessões de sexta-feira (9) e de hoje (13), no entanto, ocorreram invasões ao plenário da Casa, pela segunda vez consecutiva. Tais situações produzem ambiente de tumulto, que leva a Presidência, baseada no Regimento Interno, a encerrar as reuniões”, avaliou. “Haja vista o risco desses protestos ao patrimônio do povo e à integridade física de pessoas, a Câmara pede ao público que respeite os espaços a ele delimitados e que, nesses, realizem manifestações, porém nos limites da civilidade. Por fim, o Legislativo apura possíveis excessos para adoção de medidas cabíveis, ao honrar a sua missão de defesa da ordem e da democracia e assegurar direito à livre e à pacífica manifestação na casa do povo mossoroense”, concluiu.

Neste momento o plenário da Câmara Municipal está com a galeria lotada na promessa de mais uma sessão tensa.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto