A estratégia de Rafael Motta

Rafael Motta segue com Lula (Foto: redes sociais/Rafael Motta)

O deputado federal Rafael Motta (PSB) entrou de cabeça na disputa ao Senado com direito a endosso do comando nacional do PSB. Para isso ele montou uma estratégia que, se der certo, pode leva-lo à condição de competitividade.

Rafael Motta está focando primeiramente no eleitorado progressista, que reluta em votar no ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT). Para isso ele adota um discurso de que será candidato com ou sem apoio do PT, mas preservando o apoio a governadora Fátima Bezerra (PT) e ao ex-presidente Lula (PT) mesmo sem ter reciprocidade.

Nessa hora ele crava uma estaca no coração de Carlos Eduardo que mantém um apoio (sem entusiasmo) a Ciro Gomes mesmo sendo o candidato oficial do partido de Lula.

Motta postou foto com Lula e com a deputada federal Natália Bonavides (PT), uma favorita para ser campeã de votos na disputa proporcional em 2 de outubro.

Motta consegue dosar uma postura que agrada o eleitorado progressista seguindo o exemplo vitorioso de Zenaide Maia (PROS) em 2018 (abordamos isso AQUI) reposicionando a imagem de quem no passado apoiou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Outro ponto é a relação com os prefeitos. Carlos Eduardo atirou no orçamento secreto e no tratoraço do ex-ministro Rogério Marinho (PL) e acertou nos prefeitos. O pedetista tem tido dificuldade para atrair apoios no interior por conta de sua postura distante dos alcaides.

Motta logo saiu em defesa dos prefeitos sem endossar práticas antirrepublicanas (ver AQUI).

O deputado entra na disputa ciente que tem uma semifinal com Carlos Eduardo em que teria vantagem no engajamento pelo voto progressista. Tanto que hoje se fez presente no lançamento da pré-candidatura de Lula à Presidência da República enquanto o ex-prefeito participou de evento do PDT nacional com presença de Ciro Gomes na semana passada.

Em tese essa disputa poderia favorecer Rogério Marinho, mas o resultado na prática pode ser a eliminação de Carlos Eduardo com Rafael assumindo a dianteira.

Por enquanto estamos no campo das hipóteses, mas a estratégia do deputado é bem clara.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto