Aliados incômodos estão escondidos na campanha

henrique-agripino-2

A campanha eleitoral em Mossoró está com ausência de um fator muito importante em qualquer disputa: a presença de lideranças de nível estadual e nacional. A importância não está na transferência de votos. Afinal são os políticos mossoroenses que reforçam as votações deles em eleições estaduais. A vinda desse pessoal tem muito mais a simbologia do prestígio político, afinal de contas um prefeito sem força política terá mais dificuldades para atrair recursos federais e estaduais.

Até aqui, os candidatos estão abrindo mão disso. Mas por que será que acontece esse fenômeno? Simples, a classe política está profundamente desgastada. São muitas dificuldades em trazer um nome como Henrique Alves (PMDB), que apoia a ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP). Ele a puxaria para baixo. O senador Garibaldi Filho (PMDB) até poderia vir a Mossoró participar do pleito por estar menos desgastado, mas a presença dele anularia o discurso da perseguição política usado por Rosalba para justificar o mau desempenho dela como governadora (ver AQUI).  Outra aliada deixada num cantinho distante do desavisado eleitor é a ex-governadora Wilma de Faria (PSB). Tão satanizada por Rosalba no passado, agora ela colocou o partido dela, o PT do B, no palanque da antiga adversária.

Pelo lado de Tião Couto (PSDB) o nome que não agrega é o do senador José Agripino (DEM). O líder demista, em tese, também não teria interesse em aparecer por Mossoró por ter tido que engolir a contragosto a aliança com os tucanos em Mossoró.

Pelas bandas do prefeito Francisco José Junior (PSD) nada de Robinson Faria (PSD). Pelo contrário, a campanha dele tem sido marcada pelo constrangedor episódio do choro da primeira-dama Amélia Ciarlini que se tornou o ponto alto da campanha (ver AQUI e AQUI).

Já Gutemberg Dias (PC do B) não está usufruindo de um discurso tão usado pelos aliados do PT: o de ser o candidato do ex-presidente Lula. O momento não recomenda o uso desse expediente graças ao profundo desgaste petista e o destroçamento da imagem do líder maior do partido.

Cada candidato com os seus problemas e os lados incômodos. Só Josué Moreira (PSDC) está livre dessa situação

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto