Deputado processa próprio partido e dispara: “episódio grotesco e de tirania”

Jacome e alta cúpula do PSD no RN vem protagonizando embate (Foto: AL;RN)

Durante a Sessão da Assembleia Legislativa do RN na manhã de hoje (01), o deputado Jacó Jácome (PSD) discursou a respeito da suspensão de atividades partidárias que recebeu do seu partido, o PSD. Jacó informou que já entrou com uma ação cautelar anulatória da medida, na Justiça Comum, e está aguardando o julgamento.

O Blog do Barreto já havia noticiado que o deputado Jacó Jácome estava em rota de colisão com lideranças do PSD, desde que o ex-governador Robinson Faria, Presidente Estadual do partido, decidiu substituir a liderança da legenda na assembleia legislativa, o que foi tratado por Jácome como uma intervenção antidemocrática (Veja mais AQUI)

Jácome explicou que o PSD suspendeu suas atividades partidárias alegando que suas declarações estavam indo de encontro ao estatuto da legenda. O deputado contou que Jacó ele e seu colega de legenda na AL/RN, deputado Vivaldo Costa, realizaram uma eleição democrática, cumprindo todos os requisitos formais, e com dois votos a favor Vivaldo foi eleito líder do partido. De acordo com o deputado, após isso, foi iniciado um movimento para anular a eleição.

“Logo depois nós recebemos uma notificação extraoficial do PSD, dizendo que estaríamos indo contra os estatutos. Mas o próprio PSD está descumprindo suas regras estatutárias, já que o previsto é apenas a suspensão das atividades partidárias de um parlamentar, nunca suas atividades como um todo. Mas o PSD suspendeu as minhas atividades partidárias. Repito: não há previsão legal para isso. O partido, além de promover um episódio grotesco e de tirania, está infringindo o próprio estatuto. Jamais o partido poderia interferir no meu mandato”, criticou.

Segundo o deputado, ele utilizou todos os recursos políticos e administrativos para dialogar com a direção da Executiva Estadual do PSD, mas não obteve resposta. “Nunca houve nenhum feedback para guiar os filiados no sentido de qual seria a orientação político-partidária que deveríamos adotar no RN”, detalhou.

Jácome também criticou a Mesa Diretora da AL. Para ele, não houve respeito jurídico aos ritos formais da Casa legislativa. “Como a Mesa aceitou a imposição partidária, eu comunico a todos que, na noite de ontem, nós protocolamos na Justiça Comum, uma ação cautelar anulatória dos atos antidemocráticos do partido contra a minha pessoa e a do deputado Vivaldo Costa. O processo já está tramitando, e nós vamos aguardar o julgamento, certos de que venceremos”, concluiu.

CPI – O anúncio de que Jacó Jácome está processando o PSD e toda a confusão gerada pela dança de cadeiras no partido acabou adiando o início da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar a conduta do Governo Estadual na gestão da pandemia. 

O adiamento visa aguardar que a Justiça se pronuncie sobre o imbróglio envolvendo o partido, que foi incluindo no bloco oposicionista formado por PSDB, MDB, SD, PSC, PROS, e DEM mesmo com a maioria dos parlamentares se posicionando contra. A manobra foi possível graças a uma intervenção do ex-governador Robinson Faria, presidente estadual do PSD, que suspendeu os deputados Jacó Jácome e Vivaldo Costa das funções partidárias  (Veja mais sobre isso aqui)

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto