Rosalba mente cinco vezes em postagem no Instagram

A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) fez um post ontem no Instagram em que faz um balanço da gestão e anuncia que é pré-candidata a prefeita nas eleições de 15 de novembro.

A reflexão sem autocrítica (é ela não reconhece nenhum erro) traz uma série de informações inverídicas que só os seus devotos e os mais desinformados vão acreditar, mas é para este segundo grupo que vamos contribuir com esta matéria desconstruindo cada uma das informações improcedentes.

São cinco mentiras ao todo distribuídas nos quatro tópicos abaixo.

Diz Rosalba:

“Tenho certeza que você lembra como estava Mossoró 4 anos atrás: salários atrasados, sem iluminação, sem obras, até o comércio não queria mais vender ao Município porque sabia que não recebia”.

Os fatos: realmente houve vários atrasos de salários na gestão de Francisco José Junior, inclusive, ele entregou o cargo com dois meses em aberto. Mas não procede que a cidade estava SEM ILUMINAÇÃO. Ela fala como se a cidade estivesse totalmente às escuras, um exagero. Rosalba fala que a cidade estava sem obras, mas ela sequer terminou algumas deixadas pela gestão anterior como a Creche do Vingt Rosado que tem previsão de ser entregue este mês em pleno início do processo eleitoral após se arrastar por toda gestão. A prefeita conta também que “comércio local não queria mais vender ao município”. Procuramos no Google notícias relacionadas a esse fato e não há qualquer menção a isso como fica demonstrado nos dois links entre parênteses (https://bityli.com/8X2j8 e https://bityli.com/j1DET).

Diz Rosalba:

“Assumimos o compromisso de colocar os salários em dia e colocamos, assumi o compromisso de recuperar o crédito da cidade para obras e não apenas conseguimos , mas já começamos a executar”.  

Os fatos: Rosalba até pegou esse jornalista desprevenido quando informou que quitou os salários atrasados de 2016. Mas segundo o Sindserpum (checamos antes de escrever este texto) os retroativos de maio, junho e julho ao reajuste daquele ano nunca foram pagos (http://blogdobarreto.com.br/sindicato-afirma-que-prefeitura-de-mossoro-ainda-nao-quitou-folha-de-2016/). Além disso, ao longo de toda a gestão Rosalba atrasou os salários chegando a quitar a folha de outubro do ano passado apenas no mês de dezembro (http://blogdobarreto.com.br/confira-o-calendario-de-pagamento-de-novembro-e-data-da-quitacao-da-folha-de-outubro-dos-servidores-da-prefeitura-de-mossoro/). Os pagamentos sempre foram fatiados separando salário base e adicionais. Sem contar que este ano com a desculpa da pandemia ela deixou de pagar o 13º aos aniversariantes do mês. Ainda temos os constantes atrasos na contribuição patronal da Previ-Mossoró (http://blogdobarreto.com.br/prefeitura-de-mossoro-e-que-mais-deixou-de-fazer-repasses-previdenciarios-no-rn-aponta-tce/) e os descontos dos empréstimos consignados (http://blogdobarreto.com.br/servidora-denuncia-prefeitura-de-mossoro-por-descontar-e-nao-repassar-valores-de-emprestimos-consignados/) e contribuição previdenciária dos servidores sem o devido repasse (http://blogdobarreto.com.br/presidente-do-previ-classifica-como-preocupante-atrasos-de-repasses-da-prefeitura/).

Diz Rosalba:

“Muita coisa foi feita: olhe o reequilíbrio com os salários até dos terceirizados em dia”.

Os fatos: os salários dos terceirizados seguem atrasando. Hoje cedo noticiamos mais um caso (http://blogdobarreto.com.br/terceirizadas-da-prefeitura-de-mossoro-seguem-rotina-de-salarios-atrasados/) e checamos com Sindicato dos Trabalhadores em Asseio, Conservação e Limpeza Urbana do RN (Sindlimp) que várias dívidas estão sendo tratadas em disputas na Justiça do Trabalho. Da empresa Vagalume os ex-funcionários lutam para receber cinco meses de salários, os da Art Service lutam por oito meses atrasados e o único acordo firmado é com os servidores da Prime para quitar pagamentos de 13 meses (quatro de 2016 e nove de 2018) que foram parcelados em três anos, com previsão de ser tudo pago ano que vem. Sem contar que as empresas que atrasam salários são constantemente premiadas com novos contratos milionários (https://mossorohoje.com.br/noticias/30206-terceirizada-ganha-novo-contrato-de-quase-r-17-milhoes-com-a-pmm).

Diz Rosalba:

“…tantos projetos inovadores como o Ônibus Inteligente”.

Os Fatos: não chega a ser uma informação totalmente inverídica. Realmente o aplicativo para acompanhar o trajeto dos ônibus existe, mas a prefeita omitiu que é obra da empresa Cidade do Sol (http://blogdobarreto.com.br/aplicativo-para-monitoramento-do-transporte-publico-deve-ficar-pronto-em-60-dias/). O aplicativo prometido para a marcação das consultas na saúde nunca saiu do status de promessa de campanha.

Além disso, o transporte segue deficiente e deficitário. Primeiro porque alguns bairros não tem linhas de ônibus como o Odete Rosado. Segundo que a empresa Cidade do Sol tem sofrido com a queda de receitas (https://mossorohoje.com.br/noticias/31344-empresa-de-transporte-coletivo-tem-receita-reduzida-em-90-em-mossoro) que se intensificou com a pandemia, mas a fragilidade do nosso transporte público é um problema antigo. (http://blogdobarreto.com.br/cidade-do-sol-alerta-para-dificuldades-para-se-manter-em-mossoro-apos-nova-alta-do-diesel/).

O restante da postagem cai no campo da subjetividade  como quando ela afirma que a “casa está arrumada” e nas perspectivas da campanha.

Veja o post de Rosalba:

https://www.instagram.com/p/CE5afW1JO1V/?igshid=8krrfvk23tn3

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto